sábado, 4 de fevereiro de 2012

Socorro! Meu filho está com Piolho!!!

    Em primeiro lugar tenha calma. Pegar piolho é muito mais fácil e comum do que você imagina. Não tem relação com a higiene dos cabelos e tão pouco com a classe social da criança (ah! adultos também pegam).
   O Piolho causa uma doença chamada Pediculose do Couro Cabeludo e é transmitido pela proximidade de uma cabeça com a outra. Claro que compartilhar pentes, escovas, chapéus e outros acessórios usados na cabeça de quem está infestado facilitam que o bichinho se instale na cabeça de quem está são e os usa.
   O piolho pica o couro cabeludo para se alimentar de sangue duas a três vezes por dia, sua saliva provoca alergia. O Prof. Paulo Roberto Madureira (Medicina Preventiva/UNICAMP, explicou ao Jornal Hoje que quando a coceira começa o cabelo já está parasitado há semanas.
  Na escola há uma certa facilidade em pegar o bichinho pela proximidade entre as crianças e porque tendem a dividir objetos de uso pessoal (pentes, bonés, etc).

Aqui vão algumas dicas que ajudam a evitar e a tratar o problema:
  1. Manter os cabelos presos não impede a infestação, mas ajuda a evitar o contato com outros cabelos.
  2. Não use de forma coletiva travesseiros, pentes, capacetes, chapéus, presilhas. Oriente as crianças a não dividirem esses objetos.
  3. No caso de epidemia, passe pente fino uma vez por semana para descobrir se foi infestado.
  4. Não use inceticida na cabeça!
  5. Existem xampus, cremes e loções à venda nas farmácias. Consulte seu médico antes de comprar e lembre-se que eles matam apenas o piolho, seus ovos (lêndeas) continuarão lá.
  6. Cortar os cabelos ou raspá-los é uma opção radical, mas a última dá fim ao problema.
  7. O pente fino precisa ser usado, é ele que irá acabar com as lêndeas (ovos). Para facilitar seu uso passe condicionador e penteie com os cabelos úmidos.
  8. Secador bem quente, no cabelo seco sem umidade, mata os bichinhos. Não use em crianças com menos de 7 anos, pode queimar o couro cabeludo.
  9. Não jogue os piolhos retirados em qualquer lugar. Descarte-os na privada, ou mortos na lata do lixo.
  10. Ferva ou enxague com água quente a roupa de cama e outros objetos usados na cabeça de quem está doente. Deixe separado dos objetos das demais pessoas da casa.

0 comentários:

Postar um comentário