sábado, 4 de fevereiro de 2012

Brincar é coisa de criança

Pensar que brincadeira é perda de tempo:
É através das brincadeiras e do faz-de-conta que a criança aprende e compreende as regras de convívio social, desenvolve habilidades motoras, aprende a lidar com sentimentos e se preparam para a vida adulta. Na agenda da criança, ao lado das aulas de natação, música, dança, lutas... deve haver espaço para BRINCAR!

 
Querer ensinar o jeito certo de brincar:
Deixe a criança soltar seu lado criativo. Se na brincadeira de casinha o cachorro de pelúcia vai ser a mãe e o telefone é a tampa da panela, qual é o problema???? Alguns jogos têm regras pré-estabelecidas (damas, xadrez) que precisam ser ensinadas por um adulto, mas as crianças podem criar suas próprias regras. Ela também pode tentar montar um quebra-cabeça de modo errado. Se o adulto corrige a todo o momento, a criança perde a oportunidade de aprender a errar e a brincadeira se transforma em uma relação formal.

 
Comparar o desempenho:
Respeite o ritmo da criança, se ela ainda não faz o que o coleguinha já consegue fazer, logo vai aprender! Tentar acelerar a aprendizagem da criança pode prejudicá-la. Uma forma de ajudar a criança, sem exigir demais é propor desafios e oferecer novas possibilidades de exploração para determinado brinquedo, se a criança desistir é porque chegou no seu limite.

 
Superproteger:
Cuidado em demasia pode prejudicar a autonomia da criança. O importante é ficar atento a elas para evitar acidentes, mas sem podá-las.

 
Ser Sexista
Boneca é de menina, carrinho é de menino. Pode explicar por quê??? Menino não pode ser pai? E menina, não vai dirigir? Então qual é o problema???

 
Intervir nos conflitos
Tá brigando e discutindo? Se não tem violência deixa rolar!!! A criança precisa aprender a desenvolver o autocontrole, a negociar. Claro que quanto maior a criança, mais facilidade em se expressar, depois você pode ajudá-la a refletir sobre a situação. Se houver agressão física o adulto deve intervir, mas atenção: pode ser apenas parte de uma brincadeira... Bater no amigo não pode, mas brincar de luta pode indicar uma leitura crítica que a criança faz de determinado assunto. Se a criança estiver muito violenta, pode estar reproduzindo o que vê.
 
                                                                                        Texto adaptado de matéria publicada no Caderno Equilíbrio da Folha de São Paulo 11/10/2007

0 comentários:

Postar um comentário