quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A obesidade infantil



    A obesidade, que já está provada, não é mais um problema só estético, mas de saúde, pois pode levar a sérios problemas como Diabetes, Problemas Cardíacos e Má Formação do Esqueleto (devido à criança estar em fase de crescimento)

   O consumo exagerado de alimentos gordurosos como hamburguer, batatas fritas, bife passado na , manteiga, refrigerantes,etc, são os principais "culpados" do ganho de peso infantil.
    As crianças e adolescentes estão cada vez mais sedentários devido ao avanço tecnológico (internet, video game, televisão) e hoje em dia é mais difícil ver crianças soltando pipa nas ruas, jogando bola, correndo, etc, tanto por causa desse avanço tecnológico, quanto ao aumento da violência urbana (as mães acabam preferindo ver os filhos jogando video game e vendo TV em casa, do que vê-los nas ruas, correndo o risco de um sequestro).
    A Obesidade Infantil pode ter também varios fatores que influenciam, por exemplo: Falta de atividade física, Ansiedade, Depressão, Fatores Genético, Fatores Hormonais.
   Nos últimos 30 anos, o contigente de crianças obesas aumentou 5 vezes, ou seja, aproximadamente 6,5 milhões de crianças e adolescentes são obesos.
   Dizer que criança gordinha e sinônimo de criança saudável é coisa do passado. Hoje o sinônimo de criança saudável é estar em seu peso ideal. Sabemos que 80% das crianças que hoje são obesas, quando adultas serão também e mais doenças associadas a essa obesidade irão surgir.
   Não podemos esquecer que essas crianças, na maioria das vezes são vitímas de "Bulling"

                      Tenho algumas dicas para evitar a obesidade infantil:
Oferecer mais frutas, legumes e verduras e não ceder ao primeiro "não gosto";
Respeitar os horários das refeições e não ficar beliscando guloseimas (biscoito, chocolate, balas, etc)
Evitar alimentos gordurosos, como: Fast Food, doces, frituras, refrigerantes... Sabemos que as crianças amam, é lógico, de vez em quando, tudo bem, mas na maioria das vezes as crianças substituem as principais refeições diárias, como almoço ou jantar por esses alimentos;
Estimular a atividade física, futebol, natação, judô, etc;
Estimular a criança a beber água, pelo menos 2 litros de água por dia, a água mantem o corpo sempre hidratado.
   A obesidade é um problema grave, tanto em crianças, como em adultos, e deve ser encarado com bastante cuidado e quanto mais cedo for tratado, mais chances de ser curado. Claro, não esquecendo que o importante é estarmos bem com o próprio corpo!
         Vamos dar uma vida mais saudável hoje às nossas crianças para no futuro, ter um Brasil com menos estatísticas de doenças!




0 comentários:

Postar um comentário