sábado, 4 de fevereiro de 2012

Escola: hora do lanche.

     A obesidade infantil já atinge cerca de 10% das crianças brasileiras. Mais alarmante do que isso é que algumas vezes vem associada a quadros de desnutrição. Sim! Criança gorda e desnutrida...é possível! O consumo de alimentos altamente calóricos e de baixíssimo teor nutricional, são os responsáveis por essa aberração. Mas esse quadro tem solução relativamente fácil, já a diabetes tipo 2...essa não tem cura. Isso mesmo existem crianças que desenvolveram a diabetes que até pouco tempo atrás era doença de adulto. Como??? O organismo da criança foi exposto tantas vezes a uma quantidade tão grande de glicose (que entrando no corpo na forma de açúcar e carboidratos) que seu corpo perdeu a capacidade de metabolizá-la. Será necessário tomar medicamentos para o resto da vida. Por mais que nossos filhos estejam expostos à propagandas de alimentos calóricos e pouco nutritivos, por mais que a cantina da escola não colabore vendendo produtos mais adequados. Somos nós que devemos dar o exemplo e ensiná-las a se alimentar de forma saudável.
   O lanche na escola é fundamental para o desenvolvimento infantil, devido a quantidade de atividades físicas e intelectuais desenvolvidas a criança não deve passar longos períodos em jejum. Ao contrário  que algumas pessoas pensam o lanche não é o responsável por tirar o apetite na hora do almoço/jantar, mas a qualidade e a quantidade dos alimentos ingeridos neste momento.
    Vão algumas dicas do IMen  - Instituto de Metabolismo e Nutrição, para o preparo de lanches escolares mais saudáveis:
          Uma fruta: por serem ricas em vitaminas, sais minerais e fibras. As mais práticas são as que podem ser consumidas com casca ou cuja casca pode ser retirada com facilidade (maçã, banana, pêra, mexerica, uva).
          Um tipo de carboidrato: sua principal função é fornecer energia. Ofereça pães (integral, fôrma, sírio, broa, etc...), bolachas, bolos. Cuidado com a quantidade, pois são apenas parte do lanche.
           Um tipo de proteína: estas são responsáveis pela construção e manutenção dos tecidos do corpo, além de estarem ligadas ao bom funcionamento do sistema imunológico. Ofereça proteínas lácteas (queijos, requeijões), iogurtes, frios e defumados os mesmos devem se mantidos em temperatura adequada.




 




0 comentários:

Postar um comentário